Feminino & Masculino

Em primeiro lugar, gostaria de deixar claro que não existe isso de "isso é coisa de mulher" ou "isso é coisa de homem"! Isso aí é historinha pra boi dormir!!!
Tá certo! Existe sim! A sociedade organizou dessa forma há séculos! Ou pior, há milênios! Mas é uma questão de ordem puramente social! As mulheres têm capacidades tais quais as dos homens e vice-versa! N existe nem essa história de instinto maternal!
O q existe é que durante muito tempo, e ainda hj, a sociedade tenta usar aspectos naturais, ou biológicos, para justificar a diferença de gêneros. Veja bem! Diferença de sexo nós realmente temos. Para comprovar isso é só olhar um homem e uma mulher nus! Diferença de gênero é outra história!
Diferença de gênero é essa diferença de cunho social que nos foi imposta desde a infância, qdo meninas ganham "filhinhos" e casinhas e meninos ganham bolas e carrinhos, e se estende para nossa vida adulta, qdo mulheres sentem-se culpadas por permitirem-se viver sua sexualidade e homens têm q estar sempre provando sua "masculinidade"!
Esta organização social castra homens e mulheres. Os homens tb sofrem. É negada a eles a possibilidade de viver sua sensibilidade: "homem não chora"! Não é assim q se aprende? Eles são ensinados a n valorizar seus sentimentos, tem q viver a vida prática, o q "realmente interessa"!
E a questão vai além da relação entre sexos, envolve características econômicas... Enfim, nem homem nem mulher são vilões! Nenhum sai ganhando no resultado final! Qm sai ganhando são os grandes detentores de poder na humanidade, que em síntese, relacionando sexo, raça e classe social dominante, podemos classificar como homens brancos e ricos!
E a sensibilidade? É isso q falta no mundo d hj! Sensibilidade!
Os homens organizaram o mundo como o conhecemos hj, e assim o fizeram da forma que consideravam melhor, usando a razão como justificativa de ser. Mas só a razão não é suficiente. É perceptível a necessidade de mudança! Um novo olhar se faz iminente. Um olhar no qual a sensibilidade é peça-chave!
Os homens escreveram a história oficial; mulheres, mesmo fazendo história, tiveram dificuldade de registrá-la num mundo predominantemente masculino. Mas sempre houve mulheres atuantes.
A educação de patriarcado, a religião, diversos fatores ajudaram consideralvelmente na repressão do sexo feminino! Porém, as mulheres souberam encontrar subterfúgios! O que pode ser comprovado em obras literárias q abordam o feminino com propriedade. A literatura é retrato de seu tempo! De tal forma, a literatura expressa o feminino em suas mais profundas inquietações.
Indico aqui duas obras que me foram de grande valia: Relações Perigosas, de Laclos, que retrata mulheres da França aristocrática decadente; Como água para chocolate, de Esquivel, que retrata mulheres do México em tempos de revolução política. É interessante o fato de um livro ser escrito por um homem e outro por uma mulher, pois isto altera a forma de ver o feminino. As obras são de tempos distintos, mas ambas super atuais!
Tanto nas obras quanto na vida real, as mulheres desenvolveram-se, mesmo num mundo que lhes permitia pouco, e conquistaram seu espaço! Agora querem contribuir culturalmente para a construção de um mundo melhor! Querem contribuir com o conhecimento adquirido pela experiência de ter sido o grupo mais subjugado da história do mundo!
Não queremos nos sobressair em um mundo Feminino X Maculino!
Queremos acrescentar em um mundo Feminino & Masculino!

Quem considera que já há igualdade entre sexos, por favor: me avisa em que mundo tu vive! E vê se acorda! Pq essa postura d "tah td bem" n ajuda em nada!

Comentários