Ame e Entregue-se

Não espere alguém perfeito pra dizer "eu te amo"!
Às vezes as pessoas passam anos de sua vida ao lado de alguém especial que poderia ser a pessoa da sua vida e não conseguem perceber que a felicidade está assim, pertinho.
Há pessoas que têm medo de amar, medo de se envolver, medo de confiar, medo de rir de si mesmo, medo de não ser perfeito. E esse medo é tão grande que as cega, as impede de ver que não precisa exigir mais, nem do outro nem de si mesmo, para ser feliz!
Dia desses alguém disse que devemos dar atenção ao que cada um tem de melhor, e eu concordo com isso. Mas por que há pessoas que insistem em dar atenção aos defeitos de cada um, impedindo seu próprio bem-estar?
O mundo é difícil? É sim! Há pessoas falsas? Há, e muitas! A vida é cheia de dificuldades, mas temos de fazer escolhas. Cada um de nós faz inúmeras escolhas diariamente. E se teremos medo da vida ou se nos permitiremos amar, com toda a entrega que esse sentimento exige, também é escolha de cada um!
Eu escolhi amar! Ver o que há de bom! Sem fechar os olhos para os problemas do mundo, da humanidade, porque de modo algum quero viver iludida! Realista e otimista! Prática e idealista! Oscilando entre esses extremos vou vivendo.
É verdade que sofro de amor! E quem não sofre? Quem não se envolve por medo de sofrer não se permite viver! O amor é o sentimento mais belo! E assim como belo, hediondo! É a natureza do mundo! Contradições! Imperfeições!
E quem preferiria não sentir por um momento o doce do amor para poupar-se da dor? Nunca conheci, nem quero conhecer, quem prefira essa estapafúrdia! Quem pensa assim não merece ser amado!
Acontece que há pessoas que pensam preferir não amar a sofrer. E tentam tanto, e às vezes por tanto tempo, e fogem, e evitam. E não entendem que amar está em nossa essência! Não há como ignorar a essência! Então essas pessoas amam, mas amam sofrendo por acharem que estão traindo seus conceitos. Ora, que conceitos! E depois de tanta luta, tantas batalhas contra a essência, o amor vence! E essas pessoas entregam-se com o mais profundo amor de sua alma!
Mas o objeto desse amor pode não estar mais ao seu lado! Isso pode ter acontecido porque o amor venceu tarde demais. O outro não acreditava mais. E isso dói demais! Dói pra quem se entregou sem ser correspondido. Dói pra quem se entregou tardiamente.
Valorize quem está ao seu lado! Seja ciente dos seus defeitos, não se iluda. Admire suas qualidades, acredite. Diga o quanto essa pessoa é especial pra você. Dê atenção, importe-se! Deixe-a saber o quanto você a ama. Torne seu dia-a-dia especial.
Não espere para fazer tudo isso depois! Pode ser tarde demais!

Comentários