Curso de Som Perestroika - Sábado II

Segunda aula, professor diferente, colegas novos... estava bem mais disposta que na aula anterior. Inclusive me dei conta de algo que poderia ter percebido antes: o centro de inovação Perestroika é voltado à publicidade! Não que isso mude o que eu sinto pelo curso ou pela escola, é um comentário só a nível de informação mesmo. Afinal de contas, curto tudo o que envolve a área de comunicação!
Bem, de volta ao que interessa, o professor desta semana foi o jornalista Marcelo Ferla, que recebeu este nome devido ao ator Marcello Mastroianni; mas, histórias pessoais à parte (e eu as adoro!), vamos falar/escrever sobre música.
Entre outros tópicos interessantes, fizemos o que eu poderia chamar de giro no tempo ou linha temporal da música pop. Para esta viagem, Marcelo escolheu os seguintes transportes/temas:
- Frank Sinatra inventou o Pop;
- Surge o Rock;
- O Rock perdeu o sentido;
- Fim do Rock;
- Bush salva o Rock.

Incrível! O tiozinho aquele que minha avó ama de paixão é o primeiro bon vivant da música! O cara! As mulheres o querem, os homens o invejam... Está no auge! Mas uma suspeita de envolvimento com a máfia resulta em sua derrocada. Aí, após amargar em decepções, acontece o que se tornaria marca pop: a ressurreição do astro! Então, ao receber o oscar pelo filme Daqui para a eternidade, em 1953, não há mais dúvidas: Frank Sinatra se torna eterno!
Em 1954, surge o Rock: soma de blue e country, música de negros e de brancos. Seu sentido: sexo! Livrar-se da repressão sexual em que vivem é o principal objetivo. Rebeldes sem causa é o filme marcante da época. Começa a surgir um público que até então não é explorado: os jovens! Nos anos 60, Bob Dylan surge como ápice da contracultura e as circunstâncias o tornam o primeiro anti-herói do Rock. Rock e política se aproximam. Neste contexto, a revista Rolling Stones é lançada a fim de definir atitudes/comportamentos para este novo grupo. Curiosidade: rock'n roll era a gíria usada por negros para referir-se a sexo! Ui!
O Rock cresce tanto, aquele público-alvo é tão promissor... surgem novas bandas, dentre as quais The Beatles, Pink Floyd, enfim os envolvidos enriquecem. Mas o Rock perde o sentido! Sexo não o é mais. O que é!? Nasce então o punk rock nos anos 70: sem querer querendo surge o Sex Pistols. Nos anos 80, a MTV aparece, unindo música e imagem.
Diversas mudanças contribuem para o fim do Rock! Os anos 90 marcam pela presença de Kurt Cobain, o qual, como Bob Dylan, segue a postura do anti-herói: não faz parte dos seus planos aquele mundo de glamour. O Rock não se desenvolve. Surge o hip hop, a música eletrônica. O hedonismo toma conta do momento, fim de século, os problemas não estão em pauta, é hora de curtir a vida e os prazeres que esta proporciona. Parece que perderíamos de vez um estilo que se consagrou por décadas.
Até que... Bush salva o Rock! Agora há motivos para protestar! Há o que rockear! O onze de setembro, as guerras no Iraque, matanças, injustiças... a ignorância é notada novamente e o Rock volta como movimento contestador! O sentido ressurge!

É claro que não escrevi todos os detalhes a que tive acesso através das palavras do Marcelo. E mesmo sei que ele também não declarou toda a riqueza de seu saber, para isto falta-nos tempo! Mas, do pouco que aprendi, tento aqui passar outro pouco e dividir parte do saber que comigo foi dividido! Tentemos assim multiplicar! Pesquisemos mais e aprendamos mais! Quem sabe qualquer hora dessas fazemos outro passeio no tempo!?

Comentários

Unknown disse…
não vou ficar elogiando todo texto se não vou me tornar um chato, digamos que este estava rock and roll (em todos os sentidos).
beijo