Filosofês avançado

Segunda-feira passada, dia dez, fui à Feira do Livro, como faço todos os anos. Porém, este ano, havia algo mais: o Reitor da Unisinos, Marcelo Aquino, estaria palestrando às 19h no salão oeste do Santander Cultural.

Meu professor deixou bem claro que estaria lá e esperava encontrar seus alunos no evento. Até porque era o dia (ou a noite) de nossa aula.

O Reitor anteciparia o tema do próximo Simpósio Internacional a ser realizado pelo Instituto Humanitas Unisinos: Narrar Deus numa sociedade pós-metafísica. Possibilidades e impossibilidades.

Bem, o mínimo a fazer numa hora dessas é tentar inteirar-se do assunto a ser tratado. No caso, pós-metafísica. Digamos que de Deus e de sociedade eu já entendo.

Tudo certo! Fui atrás de informações sobre metafísica e constatei que não estava tão longe dos assuntos de meu interesse. Na realidade, sempre gostei de metafísica; só não sabia que era metafísica.

Enfim, fui contente à Porto Alegre! Esperava expandir meu conhecimento filosófico ou ao menos entender o que estava sendo tratado.

Santa ignorância! A palestra que assisti deveria ser para mestres e doutores, não para simples graduandos! Recolhi-me a minha insignificância enquanto estudante de graduação. Não conhecia muitos dos pensadores e dos conceitos citados. A impressão era de que eu e meus colegas não entendíamos o idioma em uso: Filosofês avançado!

Esta palestra não foi para que entendêssemos o que estava sendo tratado e sim para deixar claro o quanto o Reitor da Unisinos é sábio.

Sem dúvida alguma, Marcelo Aquino é um dos maiores intelectuais do Brasil, senão da América Latina. Não negarei este fato. E nem posso!

Mas um pedido eu fiz para meu professor antes de ir embora:
Traduza tudo para nós na próxima aula, professor!
Traduza!

Comentários

Unknown disse…
FANTÁSTICO!!! SRSRSSRS
ISTO DEVE SE REPETIR EM MUITAS FACULDADES!!!
Gino Romao disse…
Ola Karina, parabéns pelo texto.Sou completamente solidário e estendo o problema : "imagine aqueles que não são sequer estudantes de graduação mas se interessam pelo assunto".

Diariamente, publicações,internet e até televisão bombardeiam as pessoas com um "FILOSOFêS ATRASADO"
e principalmente desnecessário.