sexta-feira, 31 de julho de 2009

UNISINOS 40 ANOS

ISSO É UM COMEÇO
Sim, este era o slogan exposto na comemoração de quatro décadas da Unisinos. E este me é motivo de decepção. O lia com desilusão. Não acreditava no que via!
Preferia É POR AQUI QUE VOCÊ CHEGA LÁ. Naquela época queríamos chegar a algum lugar, tínhamos ideais, sonhávamos. Não era essa desvalorização do passado, do que se foi, do que se é. Essa cultura de ter sem se saber.
Isso é só um começo me faz pensar: começo de quê? Da desvalorização de professores com anos de experiência e qualidade incontestável?! Despedindo-os para aumentar os lucros da instituição financeira com a qual a Unisinos se faz par atualmente?! Da diminuição de disciplinas da área de humanas?! Deixando os cursos com caráter cada vez mais científico?! O começo da educação de aparências?! Que dê lucro e de preferência não gere constestação ao sistema social instituído!
Educação agora é business: esse é o começo?!
A Unisinos formará, com certeza, professores, advogados, engenheiros, administradores, diversos e ótimos profissionais! Mas e em relação à personalidade, caráter, valores com os quais realizar as escolhas? Educação é exemplo. Educação é saber pensar-se constantemente, revisitando-se, reavaliando-se, compreendendo-se: como ser humano e social. Será esse aprendizado proposto? O que devemos esperar?
Pense em 40 anos atrás! O que acontecia no mundo? No Brasil? Na sua cidade? O que representa o ano de 1968 para vc? O que você pensa sobre ditadura? Direitos? Liberdade de expressão? O que você sabe?! Sobre injustiça? E repressão?
Aquilo sim foi um começo! A Unisinos iniciou-se num momento histórico ímpar do nosso país! Numa época em que não era permitido se ter informação mas ainda assim as queriam e as queriam tanto que colocavam suas vidas em risco para isso! Na época em que a cultura era bem vinda e a educação uma meta. Aquilo foi um começo! O começo de um sonho que por muito se fez acreditar. E ainda se faz?!
Tenho alegria de ter sido parte desses primeiros 40 anos, pois agora não sei o que se constituirá. Tenho afeto pelos professores com quem tive prazer em estudar e consideração com os novos que não tive oportunidade de conhecer. Desejo que fossem vocês naquela comemoração! Desejo que continuem acreditando na Educação e tentando manter o nível de ensino que esta instituição representa; não pelas notas e estatísticas mas sim pela contribuição em formar cidadãos!
ISSO É UM COMEÇO! O começo para repensar o que queremos para nossas vidas, nossos valores! O começo da compreensão de mim, do outro, de nós! O começo da reconstrução dessa realidade que nos cerca. O começo da massa anti-alienação!
Parabéns UNISINOS pelos seus 40 anos! Muito bem vividos!

2 comentários:

Leandro Coimbra disse...

Gostei dessa ideia do 'começo da reconstrução dessa realidade que nos cerca'.
Minha realidade tem verdades espalhadas que parecem irredutíveis, se elas se autorizassem repensar-se... seria tão interessante.
Enquanto isso, e tem a ver com isso, vou pensando como o Dr Robrigo Cambará: 'Não preciso de ambientes bons ou ruins para onde vou, eu construo meu próprio ambiente...
belo texto engajado! necessário!

Karina Santana disse...

essa eh a ideia! bom saber q ela eh dividida com o capitao Rodrigo!
bem, como jah t disse... to surpresa ctg!=)