UNISINOS 40 ANOS

ISSO É UM COMEÇO
Sim, este era o slogan exposto na comemoração de quatro décadas da Unisinos. E este me é motivo de decepção. O lia com desilusão. Não acreditava no que via!
Preferia É POR AQUI QUE VOCÊ CHEGA LÁ. Naquela época queríamos chegar a algum lugar, tínhamos ideais, sonhávamos. Não era essa desvalorização do passado, do que se foi, do que se é. Essa cultura de ter sem se saber.
Isso é só um começo me faz pensar: começo de quê? Da desvalorização de professores com anos de experiência e qualidade incontestável?! Despedindo-os para aumentar os lucros da instituição financeira com a qual a Unisinos se faz par atualmente?! Da diminuição de disciplinas da área de humanas?! Deixando os cursos com caráter cada vez mais científico?! O começo da educação de aparências?! Que dê lucro e de preferência não gere constestação ao sistema social instituído!
Educação agora é business: esse é o começo?!
A Unisinos formará, com certeza, professores, advogados, engenheiros, administradores, diversos e ótimos profissionais! Mas e em relação à personalidade, caráter, valores com os quais realizar as escolhas? Educação é exemplo. Educação é saber pensar-se constantemente, revisitando-se, reavaliando-se, compreendendo-se: como ser humano e social. Será esse aprendizado proposto? O que devemos esperar?
Pense em 40 anos atrás! O que acontecia no mundo? No Brasil? Na sua cidade? O que representa o ano de 1968 para vc? O que você pensa sobre ditadura? Direitos? Liberdade de expressão? O que você sabe?! Sobre injustiça? E repressão?
Aquilo sim foi um começo! A Unisinos iniciou-se num momento histórico ímpar do nosso país! Numa época em que não era permitido se ter informação mas ainda assim as queriam e as queriam tanto que colocavam suas vidas em risco para isso! Na época em que a cultura era bem vinda e a educação uma meta. Aquilo foi um começo! O começo de um sonho que por muito se fez acreditar. E ainda se faz?!
Tenho alegria de ter sido parte desses primeiros 40 anos, pois agora não sei o que se constituirá. Tenho afeto pelos professores com quem tive prazer em estudar e consideração com os novos que não tive oportunidade de conhecer. Desejo que fossem vocês naquela comemoração! Desejo que continuem acreditando na Educação e tentando manter o nível de ensino que esta instituição representa; não pelas notas e estatísticas mas sim pela contribuição em formar cidadãos!
ISSO É UM COMEÇO! O começo para repensar o que queremos para nossas vidas, nossos valores! O começo da compreensão de mim, do outro, de nós! O começo da reconstrução dessa realidade que nos cerca. O começo da massa anti-alienação!
Parabéns UNISINOS pelos seus 40 anos! Muito bem vividos!

Comentários

Leandro Coimbra disse…
Gostei dessa ideia do 'começo da reconstrução dessa realidade que nos cerca'.
Minha realidade tem verdades espalhadas que parecem irredutíveis, se elas se autorizassem repensar-se... seria tão interessante.
Enquanto isso, e tem a ver com isso, vou pensando como o Dr Robrigo Cambará: 'Não preciso de ambientes bons ou ruins para onde vou, eu construo meu próprio ambiente...
belo texto engajado! necessário!
Karina Santana disse…
essa eh a ideia! bom saber q ela eh dividida com o capitao Rodrigo!
bem, como jah t disse... to surpresa ctg!=)